Seja Bem Vindo ao Blog da Escola Classe I - CECR - Nele você encontrará fotos, textos e vídeos, tendo como único objetivo divulgar as atividades realizadas na nossa escola. CECR/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2010.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

II Sarau Literário – “Navio Negreiro: Uma Viagem ao Passado”

     Projeto que inaugura seu segundo ano na Escola Classe I, noturno. Sempre culminando na Semana da Consciência Negra e por isso traz temas que possam contribuir na reflexão desse momento.

         Neste ano não poderia ser diferente. Trabalhado de modo interdisciplinar o  projeto através da Literatura, Professoras Analisce e  Maria Luísa e Professor Pedro,  traz o poema  Navio Negreiro de Castro Alves como forma de visitar o passado, desde a forma cruel e desumana como os negros eram trazidos para o Brasil (muito bem descrito pelo grande Poeta dos Escravos), a “Abolição”, a falta de políticas públicas para incluí-los de forma digna à sociedade. Estes dois últimos temas foram muito bem expostos para os alunos do curso Tempo de Aprender,  pela professora Rosana, disciplina História e Professor Antonio Fernando, disciplina Filosofia.Os referidos professores em suas explanações  contribuem para a reflexão dos problemas enfrentados pelos negros hoje, buscando explicações no passado, em termos históricos e filosóficos. Como também refletir formas de dirimir tais situações de exclusão.
O projeto também inclui as disciplinas Biologia, professora Cíntia que está trabalhando com seus alunos as causas da doença Anemia falciforme , Geografia com o Professor Paulo trazendo o tema... e Matemática, Professor  Gildásio com o tema...
         O tema e a estrutura da apresentação do projeto tiveram a contribuição das professoras Maria Veranice e Marlene Borges, disciplina Língua Portuguesa e do Professor  Anderson Luís dos Santos Costa, curso de Letras pela UNEB, tema do  TCC...  
       A Culminância acontecerá no dia 17 de novembro, às 19h, na Praça da Alegria da Escola Classe I.



Nenhum comentário:

Postar um comentário