PROJETO
PEDAGÓGICO:
SÁBADO
NA ESCOLA
ANO 2012
IDEALIZADORAS:
Diretora Carla Dias Rocha
Vice-Diretora Marlene Almeida Borges
PÚBLICO ALVO: ESTUDANTES DA EJA
TURNO NOTURNO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
LIMITE:
Isto é
realmente necessário?
Por
Alice Mattos Machado
“A
falta de disciplina é um mal pior do que a falta de cultura, pois esta pode ser
remediada mais tarde, ao passo que não se pode abolir um estado selvagem e
corrigir um defeito de disciplina.” (Kant, p. 16)
A
todo instante escutamos nos noticiários um bombardeio de histórias decorrentes
de excessos humanos. Mas. O que está acontecendo para o surgimento de tanta
atrocidade no mundo? Será que elas já existiam e não tínhamos acesso? Qual a
causa desta terrível doença que assola cada dia mais as sociedades?
Muita
polêmica, sem dúvida, se insere neste contexto de violência e daí a importância
de se repensar nas regras, nos limites, nos valores.
Mas,
o que são limites? De que forma a sociedade ou as instituições os estabelecem?
Como as crianças e os adolescentes os adquirem ou de que forma desviam-se
deles? Como aplicá-los? A violência que está nos noticiários diariamente passa
por esta questão? Os pais ou a família têm responsabilidade sobre eles?
Num
tempo não muito distante ao homem cabia a responsabilidade do trabalho.
Competia à mulher os cuidados com a casa e a educação dos filhos, educação esta
que era baseada em valores sólidos, respeito mútuo e verdades únicas. Havia uma
estruturação no ambiente familiar com regras “sustentadas”.
Verdades
e valores se perderam. Todo o respeito foi perdido. Não se sabe mais quem é a
autoridade.
A
globalização e os avanços tecnológicos trouxeram informações com mais rapidez e
mais precisão, fazendo com que, progressivamente, nos acostumássemos com as
catástrofes, tanto as naturais quanto as humanas. Fomos, sem perceber, nos dando a um novo paradigma onde o estímulo
do consumo de uma sociedade capitalista fortalece a idéia de que o ter deve
prevalecer ao ser.
Intermináveis são os questionamentos, reflexões
e estudos relativos aos limites humanos. A sociedade está a cada momento
clamando por eles. Os perdemos em todos os âmbitos: no familiar, no escolar, na
ciência, nos territórios, nas fronteiras... Perdemos a capacidade de discernir
o que de fato é relevante, de discernir até onde podemos ir, onde inicia um
espaço que não é nosso, que é do outro.
Mas,
quando devemos começar a dar limites a uma criança? Toda criança precisa de
limites?
Ao
pensar na criança fazemos uma associação imediata às suas características mais primárias,
inocência, liberdade, pureza... Ao pensar na vida da criança com toda sua
plenitude pensamos em crescimento, em desenvolvimento, em conquistas e
aprendizagens dentro de todos os âmbitos que envolvem a complexidade humana.
Desde o nascimento, a conduta da criança é observada. Em meio à formação das
suas estruturas cerebrais, a criança vai sendo moldada, influenciada, ao mesmo
passo que também vai influenciando, interagindo sobre o outro e sobre o
ambiente/contexto ao qual está inserida.
É
inerente ao desenvolvimento infantil testar, experimentar, vivenciar. AS
criança, em geral, inicia estas habilidades no contexto familiar ou no ambiente
onde convive com os seus cuidadores. Utiliza-se de choramingos, birras e
chiliques para manipular o outro e assim passa, gradativamente, a determinar as
suas vontades, a invadir o espaço do outro, a perder a noção do “até onde deve ir”.
Muitas
vezes, o adulto se submete aos caprichos infantis, por diversos motivos, não
dando conta de que, aos poucos, a criança assume o controle das situações, Dar
limites não é tarefa fácil. Envolve sustentação de regras e combinados, envolve
valores que permeiam o seio familiar, envolve afetividade, rigor, autoridade.
Os
consultórios psicopedagógicos e psicológicos enumeram os mais variados casos de conduta infantil.
Inadequada. A criança sem limites não exercita seus sentimentos. Ódio, raiva,
tristeza são sentimentos opostos ao amor, ao carinho, ao afeto e também precisa
ser trabalhados, precisam ser equilibrados ao longo do desenvolvimento.
O
não, recebido como resposta a um desejo imediatista da criança, a ajudará na
reflexão de suas atitudes, permitindo que lide com a frustração e assim possa
equilibrar seus sentimentos e emoções.
De
forma simplória, buscamos uma causa para tais acontecimentos. Entretanto,
diversos fatores podem se determinantes e estimulantes. Entre eles podemos
destacar a incapacidade dos pais em lidar com a negação. Permissividade em
excesso não ajuda a criança a refletir sobre seus limites e possibilidades,
pelo contrário, a leva ao entendimento de que seus desejos e vontades serão
sempre atendidos.
Grandes
estudiosos do tema reforçam a necessidade de determinar limites à criança. É o
respeito às regras e combinados que ajudará a criança a tornar-se um adulto bem
inserido socialmente,
Os
adultos devem servir de exemplo para as crianças. São constantemente observados
pelos pequenos. Quantas vezes já não os vimos, em momentos lúdicos, repetirem
expressões e comportamentos dos pais com a mesma entonação?
Os
bons modos devem ser aprendidos no ambiente familiar: a postura ao sentar, o
tom de voz ao falar, o hábito de pedir licença, a forma de comer, entre outros,
são valores primordiais e devem ser cultivados e estimulados.
A criança que cumpre regras no ambiente em que
vive, facilmente se adequará às regras do ambiente escolar ou
outro.Dificilmente transgredirá seu comportamento com atitudes impulsivas ou
agressivas.
O
filósofo alemão Emmanuel Kant (1724-1804), em sua obra Sobre a Pedagogia,
oferece uma ampla reflexão a respeito da educação de crianças e adolescente,
tendo como base a formação integral do ser humano.
Acredita
que só a disciplina tornará o indivíduo humanizado, civilizado. Entende que a
criança precisa ter noção de limite, para que tenha noção de lei, e que,
através da lei, possa inserir-se socialmente. Afinal, as leis regem as
sociedades.
Faz
ainda um paralelo entre a educação física e a educação prática. A primeira
(envolve os cuidado básicos de sobrevivência: alimentação, higiene...), a
segunda, refere-se às ações do indivíduo (habilidades, prudência e moralidade\0
que são formadas a partir das orientações dadas pelos cuidadores.
O
cumprimento de normas e regulamentos é assunto que nunca sairá de moda.
Permeará sempre os limites da humanização. Já dizia Kant. (1786)O cumprimento
de normas e regulamentos é assunto que nunca sairá de moda. Permeará sempre os
limites da humanização... Já dizia Kant. Entre as descobertas humanas há duas
dificílimas, e são: a arte de governar os homens e a arte de educar.
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista a clientela da EJA
– Educação de Jovens e Adultos e suas especificidades, atreladas ao fato de que
o perfil do alunado que se espera atingir com este projeto, mostra-se rebelde,
com sentimentos de não pertencimento à escola, com atitudes de depredação e vandalismo,
é que este projeto visa imprimir em
nossos alunos este sentimento de pertencimento e de amor à escola,
responsabilizando-os por ela.
OBJETIVOS:
- Integrar os alunos do turno
noturno entre si, à escola e às propostas do projeto levando-os a perceber que
podem ser protagonistas em seus papéis escolares, transformando o espaço
escolar num ambiente de convivência e construção de valores.
-Interferir nos espaços da escola
valorizando-os e promovendo melhorias nos mesmos.
SUJEITOS ENVOLVIDOS:
ALUNOS DA EJA
PROFESOR DE ED. FÍSICA
DIREÇÃO E VICE-DIREÇÃO DA ESCOLA
PAIS DE ALUNOS
MEMBROS DA COMUNIDADE.
COMPETÊNCIAS:
-Durante a realização deste
projeto, deseja-se que o aluno seja capaz de:
- Perceber a escola como
ferramenta importante em sua vida, capaz de transformá-la e melhorá-la;
- Integrar-se à comunidade escolar
apresentando bom comportamento nos recintos escolares;
- Manter-se em sala de aula
cumprindo tarefas, apresentando-se com pontualidade e assiduidade às aulas.
-Apresentar-se sempre fardado na
escola com pontualidade;
- Não envolver-se em conflitos ou
outras situações adversas na escola.
-Obter melhor aproveitamento na
escola;
-Portar-se sempre com respeito e
tolerância no trato com colegas, professores e funcionários;
-Promover melhoria na escola como
combate a pichação, execução de tarefas em mutirões, campanhas de conservação e
preservação do patrimônio escolar.
ESTRATÉGIAS:
Realização de :
-REUNIÕES
-DEBATES
-ENCONTROS
-PASSEIOS
-CAMPEONATOS
-MUTIRÕES
-CAMPANHAS EDUCATIVAS
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DO PROJETO:
DATA
|
METODOLOGIA
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SUJEITOS RESPONSÁVEIS E ENVOLVIDOS
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RECURSOS
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INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
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27/03
19h30m
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Reunião de apresentação do
Projeto aos alunos envolvidos e interessados em envolver-se.
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Direção e vice-direção
Vigilantes
Professor de Ed. Física
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Data-show
Mine-sistem
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Ata da reunião realizada com
definição dos critérios aos participantes do projeto.
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28/03
19h30m
|
Reunião de adesão ao Projeto.
Assinatura do termo de
responsabilidade e definição das atividades a serem realizadas aos sábados
|
Direção e vice-direção
Professor de Ed. Física
|
Contrato digitado
Confecção dos crachás de
identificação do projeto
Tomada de medidas para
confecção das camisas do projeto
|
Ata da reunião
-Avaliação do comportamento dos
interessados no projeto durante o período de 27/03 a 04/04/2012
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31/03
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Baba amistoso de inauguração da
quadra e do Projeto com feijoada
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Direção, vice-direção, prof.
Ed. Física,
Funcionários da escola.
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Bolas, Rede de trave, apito
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Relatório avaliativo do
professor de Ed. Física e dos
funcionários envolvidos
|
DATA
|
METODOLOGIA
|
SUJEITOS RESPONSÁVEI
|
RECURSOS
|
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
|
03/04
Terça-feira
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Reunião avaliativa
|
Diretora
|
Livro de ata
|
Ata da reunião com relatório
dos fatos ocorridos
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10/04
Terça-feira
|
Planejamento da atividade do
dia 14/04 com distribuição de tarefas
|
Direção e alunos envolvidos
|
Livro de ata
|
Ata com os pontos planejados
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14/04
Sábado
|
Mutirão de limpeza e pintura da
quadra seguida de dobradinha
|
Diretora
Prof. Ed. Física
Merendeira do noturno
Funcionários
Pedreiro para acompanhar
|
Tintas, pincéis, Baldes,
trinchas, merenda da escola.
|
Paredes devidamente limpas e
pintadas.
|
20/04
Sexta-feira
|
Aula de defesa pessoal seguida
de baba da amizade
|
Prof. Ed. Física
Prof. de karatê
|
Bolas
Merenda escolar
|
Relato dos professores
envolvidos
|
28/04
sábado
|
Início do campeonato de futsal
da Classe I ano 2012
Frutas tropicais e sorvete
|
Professor e alunos
|
Bola
Apito
|
Relatório do professor acerca
do desenvolvimento da atividade
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05/05
|
Baba com as mães
Campeonato 2ª etapa
Lanche especial
|
Alunos
|
Bola, cartões feitos pelos
alunos, cartas dedicadas às mães, merenda especial em homenagem às mães
|
Relatório acerca da atividade
Ata assinada com a assinatura
de todas as mães e alunos presentes.
|
12/05
|
Campeonato 3ª rodada
Macarronada e frango
|
Alunos e professor de Ed.
Física
|
Bola e apito
|
Relato do professor acerca da
atividade
|
19/05
|
Mutirão de limpeza das
pichações das salas de aula
Xinxim de bofe
|
Alunos e professor de Ed.
Física
Funcionários
|
Blade, buxas, panos para chão,
sabão, multiuso, sacos para lixo, vassouras, rodos. Merenda escolar
|
Resultado do trabalho feito
através de fotos.
|
DATA
|
METODOLOGIA
|
SUJEITOS RESPONSÁVEIS
|
RECURSOS
|
INSTRUMENTO AVALIADOR
|
26/05
|
Campeonato 4ª rodada
Cozido com arroz
|
Alunos e professor de Ed.
Física
|
Bola
Apito
|
Relato do professor por escrito
|
02/06
|
Capina da escola
Feijoada
|
Alunos e funcionário
Professor de Ed. Física
|
Enxada, pá, sacos para lixo,
saco para entulho, vasssouras, rastrilhos.
|
Fotos do trabalho realizado
|
09/06
|
Campeonato 5ª rodada
|
Professor de Ed. Física e
launos
|
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