Seja Bem Vindo ao Blog da Escola Classe I - CECR - Nele você encontrará fotos, textos e vídeos, tendo como único objetivo divulgar as atividades realizadas na nossa escola. CECR/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2010.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

II Sarau Literário – “Navio Negreiro: Uma Viagem ao Passado”

     Projeto que inaugura seu segundo ano na Escola Classe I, noturno. Sempre culminando na Semana da Consciência Negra e por isso traz temas que possam contribuir na reflexão desse momento.

         Neste ano não poderia ser diferente. Trabalhado de modo interdisciplinar o  projeto através da Literatura, Professoras Analisce e  Maria Luísa e Professor Pedro,  traz o poema  Navio Negreiro de Castro Alves como forma de visitar o passado, desde a forma cruel e desumana como os negros eram trazidos para o Brasil (muito bem descrito pelo grande Poeta dos Escravos), a “Abolição”, a falta de políticas públicas para incluí-los de forma digna à sociedade. Estes dois últimos temas foram muito bem expostos para os alunos do curso Tempo de Aprender,  pela professora Rosana, disciplina História e Professor Antonio Fernando, disciplina Filosofia.Os referidos professores em suas explanações  contribuem para a reflexão dos problemas enfrentados pelos negros hoje, buscando explicações no passado, em termos históricos e filosóficos. Como também refletir formas de dirimir tais situações de exclusão.
O projeto também inclui as disciplinas Biologia, professora Cíntia que está trabalhando com seus alunos as causas da doença Anemia falciforme , Geografia com o Professor Paulo trazendo o tema... e Matemática, Professor  Gildásio com o tema...
         O tema e a estrutura da apresentação do projeto tiveram a contribuição das professoras Maria Veranice e Marlene Borges, disciplina Língua Portuguesa e do Professor  Anderson Luís dos Santos Costa, curso de Letras pela UNEB, tema do  TCC...  
       A Culminância acontecerá no dia 17 de novembro, às 19h, na Praça da Alegria da Escola Classe I.



Comemoração ao Dia dos Funcionários Públicos

 A Programação incluiu a integração dos três turnos em um único momento, às 19 horas, do dia  27 de outubro,  na Praça da Alegria  da Escola Classe I. Homenageados,  Professores e Funcionários puderam desfrutar de  um delicioso churrasco coordenado com muito carinho pelo Professor Carlos Eduardo e equipe. Para animar a festa a parceria da Profª. Mônica Corsan (Escola Parque) que com seus teclados e música Pop mostrou para que veio.

A programação também incluía um Momento Saudosista em que todos os participantes seriam contemplados com suas lembranças do passado, infância e adolescência, através de canções e perfumes que marcaram tais fases de suas vidas. A dinâmica gerou um CD com uma  coletânea que intitulamos de “ Nossas Memórias cantadas e perfumadasdas- CECR Escola Classe I”. Por problemas técnicos esse momento não pode acontecer ficando adiado para a Confraternização do final do ano letivo.


Relembrando o Folclore brasileiro

     

     Este ano pudemos registrar o trabalho dos alunos da Profa. Maria Luisa,  que envolvidos num clima de pesquisa buscaram apresentar o folclore de todas as regiões do Brasil. O resultado foi riquíssimo e variou desde cartazes, encenações, comidas típicas das regiões, apresentação de danças etc.



Vamos juntos por uma Classe I melhor!

     No dia 13 de julho a equipe gestora do CECR Classe I realizou reunião avaliativa do primeiro semestre e planejou atividades para o segundo semestre. Também prestou-se contas do financeiro da escola expondo-se os principais problemas e ações a serem empreendidas para melhorias na escola.
    O colegiado escolar também esteve reunido este mês para importantes deliberações como a busca de alternativas para implantarmos a biblioteca, o refeitório e a sala do arquivo morto da escola.

Posse do Colegiado - Escola Parque

Colegiado Escolar

     No último dia 07 de julho reuniu-se no CECR Escola Classe I no turno noturno, os membros eleitos para o colegiado escolar gestão 2011 e 2012 e trataram de temas como prestação de contas, eleição do novo membro do colegiado  representativo da comunidade local o qual ainda não fora definido, responsabilidades e atribuições dos membros colegiados assim como se colheu sugestões de atividades e destino das verbas recebidas pela escola.
   O Colegiado Escolar representa a força de interação e democracia dentro da escola e deve ser motivado por toda a comunidade escolar a atuar de forma dinâmica e participativa promovendo melhorias dentro e no entorno da escola.
A Direção do CECR CL. I agradece a participação de todos os membros e espera que juntos, possam realizar mais pelo “oássis do Pero Vaz”.


Comemoração das festas juninas

     

     Para encerrar o I Semestre houve o tradicional Arraiá da Classe I,  um mini-projeto que busca reviver essa cultura tão fortemente comemorada aqui no nordeste. Toda comunidade escolar se envolve num clima de brincadeiras juninas, danças (quadrilha), casamento matuto, quebra-pote, comidas típicas etc. 

     



Comemoração ao Dia das Mães

     

Na semana que antecedeu o dia em que se comemora o Dia das Mães, em sala de aula, os alunos juntamente com os professores discutiram sobre o papel e a importância  das mães  na família e na sociedade. Houve produção de textos (Carta endereçada às mães, mensagens etc).
    Para culminar o momento  o Instituto Embelleze esteve presente, penteando, escovando, fazendo limpeza de pele, serviços de manicure para as mães. Houve sorteios de Transformação e de um Curso de Beleza.




Grito de Carnaval



     Com o objetivo de conhecer a história do Carnaval da Bahia foi passado um vídeo relembrando desde a origem do carnaval baiano até a data atual.
    Em seguida professores, alunos, funcionários e convidados da comunidade do bairro ouviram e dançaram músicas dos antigos carnavais,  a exemplo de marchinhas,  até o atual axé.


domingo, 4 de setembro de 2011

Viva a Leitura!!!!

     Em visita à Escola Parque nossos alunos participaram do  alongamento do professor Eclis do NUPE (Núcleo de Pluralidade Esportiva) em  seguida  efetuaram a visitaram  ao NULEP(Núcleo de Leitura e Pesquisa), o  objetivo dessa atividade  foi  despertar o interesse em   sempre  visitar uma biblioteca, desenvolver a leitura, conhecer uma biblioteca pública, saber como ela funciona e o que ela contém, desenvolver o raciocínio, interpretar textos e aperfeiçoar o vocabulário.

Caminhada do Bem do CECR - Escola Parque

Foi nesse clima que participamos mais  uma vez; além de muita energia e importância de vivermos num  clima pacífico, para com isso transformarmos o mundo  numa conscientizando  para  atmosfera melhor. Façamos  nossa caminhada repleta de paz!
Reflita um pouco:


“Pegue um sorriso e doe-o a quem jamais o teve.

Pegue um raio de sol e faça-o voar lá onde reina a noite.
Descubra uma fonte e faça banhar-se quem vive no lodo.
Pegue uma lágrima e ponha-a no rosto de quem jamais chorou.
Pegue a coragem e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar.
Descubra a vida e narre-a a quem não sabe entendê-la.
Pegue a esperança e viva na sua luz.
Pegue a bondade e doe-a a quem não sabe doar.
Descubra o amor e faça-o conhecer ao mundo"
                                                                                Mahatma Gandhi

Centro Cultural Correios

     O Centro Cultural Correios está localizado na Praça Anchieta, esquina com a rua Inácio Acioli, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. O prédio é vizinho do conjunto da igreja de São Francisco e sua Ordem Terceira e do Cruzeiro do São Francisco, onde este grupo forma uma paisagem de valor histórico e artístico singular e privilegiado.




Passeio Cultural ao MAM - Solar do Unhão

     O Solar do Unhão foi construído no séc. XVII, em sítio histórico, em terras pertencentes a Gabriel Soares e doadas por testamento aos Beneditinos no séc. XVI.

     No séc. XVII, 1690, residia o Desembargador Pedro de Unhão Castelo Branco. No início do séc. XVIII, o Solar foi vendido a José Pires de Carvalho e Albuquerque, que estabeleceu morgado (propriedade que não pode ser vendida, é herdada pelo primogênito).

     Por volta de 1740, surgem as primeiras notí­cias sobre a construção da Capela do Solar. No mesmo século, a casa recebeu feições mais requintadas, tendo sido colocados o chafariz e os painéis de azulejo portugueses no passadiço que ainda hoje dá acesso ao pavimento nobre do Casarão. A Capela é reedificada e consagrada à Nossa Senhora da Conceição. Após esse período áureo, ao final do mesmo século, a fazenda do Unhão passa a ser conhecida como Solar do Unhão.

     No início do séc. XIX, o Solar foi arrendado, iniciando a partir daí­ um processo crescente de degradação do conjunto, com a instalação sucessiva de fábricas, incluindo uma de rapé, que funcionou até 1926. Já ao final da década de 40, produziu derivados de cacau e manufaturas diversas, sediou oficinas e foi transformado em trapiche, depósitos de combustíveis e mais tarde, durante a 2ª Guerra Mundial, em quartel para os fuzileiros navais.

     Em 1943, o Solar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo depois, no iní­cio da década de 60, adquirido e restaurado pelo Governo do Estado da Bahia, com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi, para instalar o Museu de Arte e Tradições Populares. A partir de 1966, passa a sediar o Museu de Arte Moderna da Bahia, que já vinha movimentando a cultura baiana desde a sua inauguração em 1960 no foyer do Teatro Castro Alves.




quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Passeio Cultural ao Forte São Marcelo


         Forte de Nossa Senhora do Pópulo e São Marcelo visto do Elevador Lacerda, Salvador. Construção Governador Geral Diogo de Mendonça Furtado (c. 1623)Estilo Renascentista .
   O Forte São Marcelo, popularmente conhecido como Forte do Mar, localiza-se em Salvador, capital do estado brasileiro da Bahia.  Erguido sobre um pequeno banco de arrecifes a cerca de 300 metros da costa, fronteiro ao centro histórico da cidade, destaca-se por se encontrar dentro das águas, como o Forte Tamandaré da Laje, no Rio de Janeiro, e ser o único de planta circular no país, inspirado no Castelo de Santo Ângelo (Itália) e na Torre do Bugio (Portugal).



DIA D Concurso de redação anima a galera estudantil da escola.

Para comemorar o 11 de agosto, este ano a escola lançou um concurso de texto, cujo tema é: Estudar na Classe I...

A representação de Elisa!


O aluno é livre para expressar o que pensa sobre sua escola e poderá utilizar o formato de texto que mais lhe agradar.

Pode ser: poesia, cordel, dissertação, crônica, cartaz, história em quadrinhos, charge... O importante é usar a criatividade e soltar a imaginação.

No dia da Festa do Estudante vamos conhecer os melhores textos e seus autores que serão premiados com um kit do estudante, além de um brinde surpresa.

Haverá oficinas diversas, para as quais, com alunos que se inscreveram previamente.

Teremos, também, apresentações artísticas e muita alegria!

Conheça alguns textos inscritos no concurso:


Estudar na Classe I... O que significa?

"Estudar na Classe I é a realização de um sonho, aliás, um não, de vários sonhos!
Poder estudar perto de casa é cômodo, concluir o ensino fundamental e cursar o ensino médio é necessário, fazer novas amizades é maravilhoso, sendo que essas são algumas das coisas que podemos fazer em qualquer escola, mas a Classe I é diferente, não qualquer escola, é um lugar que dá prazer freqüentar e estudar.
Aqui na Classe I, além de aprender, eu me sinto bem. É um lugar agradável, onde tenho colegas legais e fiz boas e verdadeiras amizades. Os professores são muito bons e atenciosos, ensinam com vontade de ensinar e fazendo com que realmente se preste atenção às aulas e se aprenda mesmo.
Os funcionários também são dedicados, atendem quando os procuramos, com boa vontade; a escola é muito limpa e a merenda é muito boa.
Além de tudo isso, é muito bom saber e poder dizer que encontrei tudo isso em uma escola pública."

Autora: Rita PereiraAluna do EJA II                                                    
                                                            Como é Estudar na Classe I
"Estudar na Classe I é muito legal porque essa escola tem professores qualificados para realizar o trabalho de educar jovens e crianças do bairro do Pero Vaz/Liberdade, dentre outros bairros.
Acho muito legal também o Projeto “Mais Educação” que a Escola Classe I oferece em parceria com o MEC que realiza oficinas de cursos para a profissionalização do aluno trazendo ocupação em tempo integral para os alunos.
Para mim, estudar na Classe I é um privilégio imenso porque eu acho que a Escola Classe I é uma das melhores escolas públicas em termos de ensino em tempo integral.
A Escola Classe I também faz parceria com o CECR Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque que juntamente oferecem oficinas, cursos aos alunos de diversas escolas da região.
A escola Parque é uma escola que foi idealizada por Anísio Teixeira para completar as atividades do dia do estudante, formando assim, ocupação integral.
Dou muito valor a Escola Classe I e do jeito que ela é administrada pela diretora Carla Dias e as vice-diretoras Daiana e Lausânia.

Obrigado pela forma que vocês tratam seus alunos."

Autor: João Paulo

Aluno da 5ª série turma B - Matutino



Homenagem à Escola Classe I
Escola Classe I

Tu és minha escola querida,

Toda arrumada e florida.

Na minha vida, você é especial.

Única, pois não tem igual.

Oh, Classe I!

Tu és cheia de alegria,

Com alunos cheios de vida.

Estou aqui para falar

Que tu não és apenas uma escola para mim

Tu és um complemento do ensino da minha casa,

Tu me ensinas coisas que me fazem refletir sobre a vida.

Me ensinas a ser uma cidadã melhor

Me ensinas sobre como agir nesta sociedade moderna

E acima de tudo, me ensinas coisas sobre a arte da vida.


Aluna Maria Hortência.
7ª série A.

O RETORNO PARA A ESCOLA CLASSE I
Foi aqui na escola Classe I que dei meus primeiros passos para me tornar quem sou e conheci pessoas que até hoje fazem parte da minha vida. Lembro da primeira vez, dos meus coleguinhas fazendo a fila para entrar na sala e a diretora, senhora Manoelita, com aquele jeito rude e autoritário mandando ficarmos quieto na fila. A minha sala era a ultima do lado direito e a professora chamava-se Ione Maia Facchinet Dias. Como poderia esquecer desse nome? Nunca! Pois ela foi a minha 1º professora. Como ela era gentil! Lembro-me que tinha as unhas lindas sempre pintadas de vermelho. Ah! Como eu a admirava!!!! Recordo, dos bons tempos que naquela época tinham as gincanas, brincadeiras e os passeios para os lugares mais diversos e não tinha muito com o que me preocupar, só obrigação de estudar. Foram 8 anos estudei na Escola Classe I e nesse período conheci pessoas maravilhosas, como : Edmundo, Zuleide, Antônio, Marcos (o Toni), os três colegas mais próximos. Em 1988 foi minha despedida do 1º grau o momento muito difícil da minha vida, pois eu estaria deixando a escola juntamente com adolescência, para optar pelo trabalho, deixando o 2º grau para depois. Com o casamento vieram os filhos, trabalho doméstico e assim percebia que se tornava cada vez mais difícil voltar aos estudos. Anos mais tarde, precisamente 22 anos depois incentivada pelo Mário retornei as atividades escolares e adivinhe para qual escola retornei? Para a saudosa Classe I. Hoje, me sinto uma pessoa realizada, adoro os professores, amo de paixão cada um deles. Agora observo que as coisas acontecem no seu tempo e no próximo ano 2011, concluo o ensino médio Tempo de Aprender. Sentirei saudades da vida escolar e, principalmente, da escola Classe I. 

Rosana Alves dos Santos

Tempo de Aprender / Turma A