Altera a Lei no
9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no
10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da
educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a
obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
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Os
Articuladores Alberto Jorge (Ciências), Alana Aline e Rives Borges (Matemática)
e Margarette Suely (Artes) do CECR –Centro Educacional Carneiro Ribeiro,
promoveram AC articulado, na Escola
Parque. Esse movimento aconteceu no dia 14.11.2012, no turno matutino,
participaram Educadores das áreas mencionadas, das unidades escolares Classe I,
II, III, IV, Escola Estadual Álvaro Augusto da Silva, Escola Estadual Anísio
Teixeira, Escola Estadual Professora Candolina e Colégio Estadual Celina Pinho
e possibilitou uma revisitação a conteúdos importantes que necessitam ser
“descortinados”, (10.639/03, 11.645/08 qual retrata a obrigatoriedade da
temática História e Cultura Afrobrasileira e Africana,)
Iniciou
–se o diálogo com o grupo do SUS,
expondo sobre a doença Anemia Falciforme
– Conceito, origem, sintomas e tratamento. Os técnicos evidenciaram o trabalho como
muito árduo, Também ressaltaram a existência de programas, que
possibilitam às comunidades carentes,
informações / esclarecimentos precisos sobre a doença.Essas ações foram citadas
como muito salutar para as comunidades carentes da Cidade de Salvador, pois
ameniza o sofrimento.. Na sequência o Articulador, Alberto Jorge de Biologia e
Ciências, explanou sobre a origem da espécie humana na África e suas migrações
para outros continentes, a palestra perpassou por várias áreas do conhecimento.
Na continuação, Alberto, discorreu sobre a diversidade genética em relação à
cor da pele e a variação na textura do cabelo, essa apresentação foi
geneticamente explicada, através do cruzamento experimental às diversas etnias
encontrada na espécie humana. Para contextualizar, a Articuladora Darci Xavier
trouxe a importância no negro no contexto social. Na fala, a educadora traz a
importância da valorização dessa
diversidade, ressaltando que, essa diversidade não pode ser fator para
hierarquização.
O evento foi evidenciado , pelos presentes,
como bastante enriquecedor, foi uma manhã de puro conhecimento e reflexões
sobre ações necessárias para o cotidiano escolar.
Espera-se
que os saberes aprendidos tenham
impactos positivos nas salas de aulas,
promovendo empoderamentos aos
estudantes das unidades escolares do CECR – Centro Educacional Carneiro
Ribeiro
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