Seja Bem Vindo ao Blog da Escola Classe I - CECR - Nele você encontrará fotos, textos e vídeos, tendo como único objetivo divulgar as atividades realizadas na nossa escola. CECR/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2010.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Aula de Biologia sobre Relações Harmônicas e Desarmônicas




Exemplos de autonomia, responsabilidade,  competências e habilidades foi o que presenciamos na aula de Biologia, Curso Tempo de Aprender, turno  noturno, Professora Cintia.
                                 

Maquete confeccionada pelos alunos
A turma estava em  momento de culminância de um trabalho de pesquisa, solicitado pela professora Cíntia,  sobre Relações Harmônicas e Desarmônicas dentro do campo da Biologia.
                             
 Os resultados apresentados pelos alunos através de explanações, palestras, vídeos, cartazes e maquetes   mostravam o empenho, a  dedicação e a seriedade com que os alunos desempenharam aquela pesquisa.

Vice Marlene
Outros aspectos também chamaram a atenção naquelas aulas de culminância, como por exemplo,  a disciplina, o comportamento de respeito ao outro, a  ética. Tudo isso contribuiu para um clima de harmonia em sala de aula. Ingredientes fundamentais para uma aprendizagem de qualidade.
                         
A professora  Cíntia e seus alunos estão de parabéns por estarem em consonância com a missão,visão e  objetivos do CECR – Escola Classe I. 

Grupo apresentando o trabalho


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Visita técnica ao Centro Histórico de Salvador promovido pelo Núcleo Articulação de Área






     Com o objetivo de possibilitar um novo olhar para o Centro Histórico, articuladoras e professoras/es de História e Geografia do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escolas Classe I, II, III, IV, Escola Estadual Álvaro Augusto da Silva, Escola Estadual Anísio Teixeira, Escola Estadual Professora Candolina e Colégio Estadual Celina Pinho  percorreram no último dia 13 de novembro Igrejas, Museus, Instituições, ladeiras e escadarias do Pelourinho e adjacências. Iniciou -se a visita pelo Memorial da Câmara de Salvador. Posteriormente, o grupo deslocou-se para o Terreiro de Jesus e visitou os Museus Afro-brasileiros e o de Arqueologia e Etnologia. Sem dúvidas, um mergulho profundo nas nossas raízes africanas e indígenas. Em todo percurso, estavam presente a Arte, a Geografia, a Matemática, a Ciência, a Antropologia e principalmente a história da África dos africanos e dos afro-brasileiros.
     O encontro com o barroco e o rococó das Igrejas deixou deslumbradas/os vários colegas que nunca tinham adentrado estes espaços, (algumas já tinham entrado, mas, sem o olhar de pesquisador/a). Foi instigante o pensamento de como o teto dos Templos foi pintado, inclusive com precisão matemática e sensação de profundidade e leveza ao mesmo tempo. Pudemos também observamos os azulejos coloniais clamando pela intervenção dos órgãos de proteção do patrimônio histórico.
Ainda na parte da manhã tivemos uma aula espetacular proferida pelo Dr Osvalrizio, membro da diretoria da SPD (Sociedade Protetora dos Desvalidos), que relata a história da instituição desde a fundação  com negros Bantos, Angola e Crioulos, até os dias atuais da entidade com uma visão transformadora, educando, qualificando e promovendo a igualdade através das ações afirmativas.
     Dr Osvalrisio lembra que o objetivo inicial da instituição era juntar recursos entre os negros libertos para comprar cartas de alforria dos irmãos e propiciar-lhes educação e ofício. Vale ressaltar a intensa participação dos/as professores/as durante a explanação.
Confraternizamos com um almoço no Restaurante O Coliseu no Terreiro de Jesus e no período vespertino, mais emoções estavam por vir. Na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, fomos recebidos/as pela irmã Anália Santana, mestranda pela UNEB e membro do NGEAALC/UNEB, que proferiu uma aula/palestra sobre a história da Igreja e as diversas irmandades lá instaladas. Ao final, contrariando Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro, compositores do Canto das Três Raças, quando afirma que  “ ai que agonia, o canto do trabalhador... Esse canto que devia ser um canto de alegria. Soa apenas como um soluçar de dor”, eis que soa forte, profundo, porém alegre, contagiante  e comovente o canto de Anália entoando Sorriso Negro.
     Finalizando a visita, fomos recebidas/os e acolhidas/os por Bárbara Rosendo e Régia Ribeiro, arte-educadoras da Casa do Benin.  Inicialmente as/os presentes foram apresentados ao acervo da Casa. Peças belíssimas que retratam a história do Benin e de outros países africanos. Posteriormente visitamos uma exposição na Casa  sobre os Orixás.
  As educadoras exibiram um vídeo com as ações desenvolvidas pela Casa, quando recebem alunos de escolas Municipais e eu, Darci Xavier, encerrei as atividades explanado para os colegas a importância dos Agudás, afro-brasileiros retornados para o Benin após a abolição da escravatura, na construção e reconstrução da Identidade.
  Os conhecimentos foram muitos e, com certeza, chegarão no cotidiano escolar, promovendo empoderamentos aos estudantes do Centro Educacional Carneiro Ribeiro.                                 




segunda-feira, 19 de novembro de 2012

REUNIÃO AC (Atividade Complementar) NA ESCOLA PARQUE



Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.


Os Articuladores Alberto Jorge (Ciências), Alana Aline e Rives Borges (Matemática) e Margarette Suely (Artes) do CECR –Centro Educacional Carneiro Ribeiro, promoveram AC articulado, na  Escola Parque. Esse movimento aconteceu no dia 14.11.2012, no turno matutino, participaram Educadores das áreas mencionadas, das unidades escolares Classe I, II, III, IV, Escola Estadual Álvaro Augusto da Silva, Escola Estadual Anísio Teixeira, Escola Estadual Professora Candolina e Colégio Estadual Celina Pinho e possibilitou uma revisitação a conteúdos importantes que necessitam ser “descortinados”, (10.639/03, 11.645/08 qual retrata a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afrobrasileira e Africana,)

Iniciou –se o diálogo  com o grupo do SUS, expondo sobre a doença  Anemia Falciforme – Conceito, origem, sintomas e tratamento. Os técnicos evidenciaram o trabalho como muito árduo, Também ressaltaram a existência de programas, que possibilitam  às comunidades carentes, informações / esclarecimentos precisos sobre a doença.Essas ações foram citadas como muito salutar para as comunidades carentes da Cidade de Salvador, pois ameniza o sofrimento.. Na sequência o Articulador, Alberto Jorge de Biologia e Ciências, explanou sobre a origem da espécie humana na África e suas migrações para outros continentes, a palestra perpassou por várias áreas do conhecimento. Na continuação, Alberto, discorreu sobre a diversidade genética em relação à cor da pele e a variação na textura do cabelo, essa apresentação foi geneticamente explicada, através do cruzamento experimental às diversas etnias encontrada na espécie humana. Para contextualizar, a Articuladora Darci Xavier trouxe a importância no negro no contexto social. Na fala, a educadora traz a importância da  valorização dessa diversidade, ressaltando que, essa diversidade não pode ser fator para hierarquização.

 O evento foi evidenciado , pelos presentes, como bastante  enriquecedor,  foi uma manhã de puro conhecimento e reflexões sobre ações necessárias para o cotidiano escolar.

Espera-se que os saberes aprendidos  tenham impactos positivos  nas salas de aulas, promovendo  empoderamentos  aos  estudantes das unidades escolares do CECR – Centro Educacional Carneiro Ribeiro