Seja Bem Vindo ao Blog da Escola Classe I - CECR - Nele você encontrará fotos, textos e vídeos, tendo como único objetivo divulgar as atividades realizadas na nossa escola. CECR/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2010.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Sábado Escola


PROJETO PEDAGÓGICO:
SÁBADO NA ESCOLA 

ANO 2012 

IDEALIZADORAS:
Diretora Carla Dias Rocha
Vice-Diretora Marlene Almeida Borges

PÚBLICO ALVO: ESTUDANTES DA EJA
TURNO NOTURNO


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
LIMITE:
                                        Isto é realmente necessário?

Por Alice Mattos Machado

“A falta de disciplina é um mal pior do que a falta de cultura, pois esta pode ser remediada mais tarde, ao passo que não se pode abolir um estado selvagem e corrigir um defeito de disciplina.” (Kant, p. 16)

A todo instante escutamos nos noticiários um bombardeio de histórias decorrentes de excessos humanos. Mas. O que está acontecendo para o surgimento de tanta atrocidade no mundo? Será que elas já existiam e não tínhamos acesso? Qual a causa desta terrível doença que assola cada dia mais as sociedades?
Muita polêmica, sem dúvida, se insere neste contexto de violência e daí a importância de se repensar nas regras, nos limites, nos valores.
Mas, o que são limites? De que forma a sociedade ou as instituições os estabelecem? Como as crianças e os adolescentes os adquirem ou de que forma desviam-se deles? Como aplicá-los? A violência que está nos noticiários diariamente passa por esta questão? Os pais ou a família têm responsabilidade sobre eles?
Num tempo não muito distante ao homem cabia a responsabilidade do trabalho. Competia à mulher os cuidados com a casa e a educação dos filhos, educação esta que era baseada em valores sólidos, respeito mútuo e verdades únicas. Havia uma estruturação no ambiente familiar com regras “sustentadas”.
Verdades e valores se perderam. Todo o respeito foi perdido. Não se sabe mais quem é a autoridade.
A globalização e os avanços tecnológicos trouxeram informações com mais rapidez e mais precisão, fazendo com que, progressivamente, nos acostumássemos com as catástrofes, tanto as naturais quanto as humanas. Fomos, sem perceber,  nos dando a um novo paradigma onde o estímulo do consumo de uma sociedade capitalista fortalece a idéia de que o ter deve prevalecer ao ser.
 Intermináveis são os questionamentos, reflexões e estudos relativos aos limites humanos. A sociedade está a cada momento clamando por eles. Os perdemos em todos os âmbitos: no familiar, no escolar, na ciência, nos territórios, nas fronteiras... Perdemos a capacidade de discernir o que de fato é relevante, de discernir até onde podemos ir, onde inicia um espaço que não é nosso, que é do outro.
Mas, quando devemos começar a dar limites a uma criança? Toda criança precisa de limites?
Ao pensar na criança fazemos uma associação imediata às suas características mais primárias, inocência, liberdade, pureza... Ao pensar na vida da criança com toda sua plenitude pensamos em crescimento, em desenvolvimento, em conquistas e aprendizagens dentro de todos os âmbitos que envolvem a complexidade humana. Desde o nascimento, a conduta da criança é observada. Em meio à formação das suas estruturas cerebrais, a criança vai sendo moldada, influenciada, ao mesmo passo que também vai influenciando, interagindo sobre o outro e sobre o ambiente/contexto ao qual está inserida.
É inerente ao desenvolvimento infantil testar, experimentar, vivenciar. AS criança, em geral, inicia estas habilidades no contexto familiar ou no ambiente onde convive com os seus cuidadores. Utiliza-se de choramingos, birras e chiliques para manipular o outro e assim passa, gradativamente, a determinar as suas vontades, a invadir o espaço do outro, a perder a noção do  “até onde deve ir”.
Muitas vezes, o adulto se submete aos caprichos infantis, por diversos motivos, não dando conta de que, aos poucos, a criança assume o controle das situações, Dar limites não é tarefa fácil. Envolve sustentação de regras e combinados, envolve valores que permeiam o seio familiar, envolve afetividade, rigor, autoridade.
Os consultórios psicopedagógicos e psicológicos enumeram  os mais variados casos de conduta infantil. Inadequada. A criança sem limites não exercita seus sentimentos. Ódio, raiva, tristeza são sentimentos opostos ao amor, ao carinho, ao afeto e também precisa ser trabalhados, precisam ser equilibrados ao longo do desenvolvimento.
O não, recebido como resposta a um desejo imediatista da criança, a ajudará na reflexão de suas atitudes, permitindo que lide com a frustração e assim possa equilibrar seus sentimentos e emoções.
De forma simplória, buscamos uma causa para tais acontecimentos. Entretanto, diversos fatores podem se determinantes e estimulantes. Entre eles podemos destacar a incapacidade dos pais em lidar com a negação. Permissividade em excesso não ajuda a criança a refletir sobre seus limites e possibilidades, pelo contrário, a leva ao entendimento de que seus desejos e vontades serão sempre atendidos.
Grandes estudiosos do tema reforçam a necessidade de determinar limites à criança. É o respeito às regras e combinados que ajudará a criança a tornar-se um adulto bem inserido socialmente,
Os adultos devem servir de exemplo para as crianças. São constantemente observados pelos pequenos. Quantas vezes já não os vimos, em momentos lúdicos, repetirem expressões e comportamentos dos pais com a mesma entonação?
Os bons modos devem ser aprendidos no ambiente familiar: a postura ao sentar, o tom de voz ao falar, o hábito de pedir licença, a forma de comer, entre outros, são valores primordiais e devem ser cultivados e estimulados.
 A criança que cumpre regras no ambiente em que vive, facilmente se adequará às regras do ambiente escolar ou outro.Dificilmente transgredirá seu comportamento com atitudes impulsivas ou agressivas.
O filósofo alemão Emmanuel Kant (1724-1804), em sua obra Sobre a Pedagogia, oferece uma ampla reflexão a respeito da educação de crianças e adolescente, tendo como base a formação integral do ser humano.
Acredita que só a disciplina tornará o indivíduo humanizado, civilizado. Entende que a criança precisa ter noção de limite, para que tenha noção de lei, e que, através da lei, possa inserir-se socialmente. Afinal, as leis regem as sociedades.
Faz ainda um paralelo entre a educação física e a educação prática. A primeira (envolve os cuidado básicos de sobrevivência: alimentação, higiene...), a segunda, refere-se às ações do indivíduo (habilidades, prudência e moralidade\0 que são formadas a partir das orientações dadas pelos cuidadores.
O cumprimento de normas e regulamentos é assunto que nunca sairá de moda. Permeará sempre os limites da humanização. Já dizia Kant. (1786)O cumprimento de normas e regulamentos é assunto que nunca sairá de moda. Permeará sempre os limites da humanização... Já dizia Kant. Entre as descobertas humanas há duas dificílimas, e são: a arte de governar os homens e a arte de educar.


JUSTIFICATIVA:

Tendo em vista a clientela da EJA – Educação de Jovens e Adultos e suas especificidades, atreladas ao fato de que o perfil do alunado que se espera atingir com este projeto, mostra-se rebelde, com sentimentos de não pertencimento à escola, com atitudes de depredação e vandalismo, é que este projeto  visa imprimir em nossos alunos este sentimento de pertencimento e de amor à escola, responsabilizando-os por ela.

OBJETIVOS:

- Integrar os alunos do turno noturno entre si, à escola e às propostas do projeto levando-os a perceber que podem ser protagonistas em seus papéis escolares, transformando o espaço escolar num ambiente de convivência e construção de valores.

-Interferir nos espaços da escola valorizando-os e promovendo melhorias nos mesmos.


SUJEITOS ENVOLVIDOS:
ALUNOS DA EJA
PROFESOR DE ED. FÍSICA
DIREÇÃO E VICE-DIREÇÃO DA ESCOLA
PAIS DE ALUNOS
MEMBROS DA COMUNIDADE.

COMPETÊNCIAS:

-Durante a realização deste projeto, deseja-se que o aluno seja capaz de:

- Perceber a escola como ferramenta importante em sua vida, capaz de transformá-la e melhorá-la;

- Integrar-se à comunidade escolar apresentando bom comportamento nos recintos escolares;

- Manter-se em sala de aula cumprindo tarefas, apresentando-se com pontualidade e assiduidade às aulas.

-Apresentar-se sempre fardado na escola com pontualidade;

- Não envolver-se em conflitos ou outras situações adversas na escola.

-Obter melhor aproveitamento na escola;

-Portar-se sempre com respeito e tolerância no trato com colegas, professores e funcionários;

-Promover melhoria na escola como combate a pichação, execução de tarefas em mutirões, campanhas de conservação e preservação do patrimônio escolar.


ESTRATÉGIAS:
Realização de :
-REUNIÕES
-DEBATES
-ENCONTROS
-PASSEIOS
-CAMPEONATOS
-MUTIRÕES
-CAMPANHAS EDUCATIVAS

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DO PROJETO:


DATA
METODOLOGIA
SUJEITOS RESPONSÁVEIS E ENVOLVIDOS
RECURSOS
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
27/03
19h30m
Reunião de apresentação do Projeto aos alunos envolvidos e interessados em envolver-se.
Direção e vice-direção
Vigilantes
Professor de Ed. Física
Data-show
Mine-sistem
Ata da reunião realizada com definição dos critérios aos participantes do projeto.
28/03
19h30m

Reunião de adesão ao Projeto.
Assinatura do termo de responsabilidade e definição das atividades a serem realizadas aos sábados
Direção e vice-direção
Professor de Ed. Física
Contrato digitado
Confecção dos crachás de identificação do projeto
Tomada de medidas para confecção das camisas do projeto
Ata da reunião
-Avaliação do comportamento dos interessados no projeto durante o período de 27/03 a 04/04/2012
31/03
Baba amistoso de inauguração da quadra e do Projeto com feijoada
Direção, vice-direção, prof. Ed. Física,
Funcionários da escola.
Bolas, Rede de trave, apito
Relatório avaliativo do professor de Ed. Física e dos  funcionários envolvidos
DATA
METODOLOGIA
SUJEITOS RESPONSÁVEI
RECURSOS
INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
03/04
Terça-feira
Reunião avaliativa
Diretora
Livro de ata
Ata da reunião com relatório dos fatos ocorridos
10/04
Terça-feira
Planejamento da atividade do dia 14/04 com distribuição de tarefas
Direção e alunos envolvidos
Livro de ata
Ata com os pontos planejados
14/04
Sábado
Mutirão de limpeza e pintura da quadra seguida de dobradinha
Diretora
Prof. Ed. Física
Merendeira do noturno
Funcionários
Pedreiro para acompanhar
Tintas, pincéis, Baldes, trinchas, merenda da escola.
Paredes devidamente limpas e pintadas.
20/04
Sexta-feira

Aula de defesa pessoal seguida de baba da amizade

Prof. Ed. Física
Prof. de karatê
Bolas
Merenda escolar
Relato dos professores envolvidos
28/04
sábado
Início do campeonato de futsal da Classe I ano 2012
Frutas tropicais e sorvete

Professor e alunos
Bola
Apito
Relatório do professor acerca do desenvolvimento da atividade
05/05
Baba com as mães
Campeonato 2ª etapa
Lanche especial
Alunos
Bola, cartões feitos pelos alunos, cartas dedicadas às mães, merenda especial em homenagem às mães
Relatório acerca da atividade
Ata assinada com a assinatura de todas as mães e alunos presentes.
12/05
Campeonato 3ª rodada
Macarronada e frango
Alunos e professor de Ed. Física
Bola e apito
Relato do professor acerca da atividade
19/05
Mutirão de limpeza das pichações das salas de aula
Xinxim de bofe
Alunos e professor de Ed. Física
Funcionários
Blade, buxas, panos para chão, sabão, multiuso, sacos para lixo, vassouras, rodos. Merenda escolar

Resultado do trabalho feito através de fotos.

DATA



METODOLOGIA

SUJEITOS RESPONSÁVEIS

RECURSOS

INSTRUMENTO AVALIADOR
26/05
Campeonato 4ª rodada
Cozido com arroz
Alunos e professor de Ed. Física
Bola
Apito
Relato do professor por escrito
02/06
Capina da escola
Feijoada
Alunos e funcionário
Professor de Ed. Física
Enxada, pá, sacos para lixo, saco para entulho, vasssouras, rastrilhos.
Fotos do trabalho realizado
09/06
Campeonato 5ª rodada
Professor de Ed. Física e launos