Seja Bem Vindo ao Blog da Escola Classe I - CECR - Nele você encontrará fotos, textos e vídeos, tendo como único objetivo divulgar as atividades realizadas na nossa escola. CECR/Salvador-Bahia/Brasil. Ano de criação do blog - 2010.

domingo, 4 de setembro de 2011

Viva a Leitura!!!!

     Em visita à Escola Parque nossos alunos participaram do  alongamento do professor Eclis do NUPE (Núcleo de Pluralidade Esportiva) em  seguida  efetuaram a visitaram  ao NULEP(Núcleo de Leitura e Pesquisa), o  objetivo dessa atividade  foi  despertar o interesse em   sempre  visitar uma biblioteca, desenvolver a leitura, conhecer uma biblioteca pública, saber como ela funciona e o que ela contém, desenvolver o raciocínio, interpretar textos e aperfeiçoar o vocabulário.

Caminhada do Bem do CECR - Escola Parque

Foi nesse clima que participamos mais  uma vez; além de muita energia e importância de vivermos num  clima pacífico, para com isso transformarmos o mundo  numa conscientizando  para  atmosfera melhor. Façamos  nossa caminhada repleta de paz!
Reflita um pouco:


“Pegue um sorriso e doe-o a quem jamais o teve.

Pegue um raio de sol e faça-o voar lá onde reina a noite.
Descubra uma fonte e faça banhar-se quem vive no lodo.
Pegue uma lágrima e ponha-a no rosto de quem jamais chorou.
Pegue a coragem e ponha-a no ânimo de quem não sabe lutar.
Descubra a vida e narre-a a quem não sabe entendê-la.
Pegue a esperança e viva na sua luz.
Pegue a bondade e doe-a a quem não sabe doar.
Descubra o amor e faça-o conhecer ao mundo"
                                                                                Mahatma Gandhi

Centro Cultural Correios

     O Centro Cultural Correios está localizado na Praça Anchieta, esquina com a rua Inácio Acioli, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. O prédio é vizinho do conjunto da igreja de São Francisco e sua Ordem Terceira e do Cruzeiro do São Francisco, onde este grupo forma uma paisagem de valor histórico e artístico singular e privilegiado.




Passeio Cultural ao MAM - Solar do Unhão

     O Solar do Unhão foi construído no séc. XVII, em sítio histórico, em terras pertencentes a Gabriel Soares e doadas por testamento aos Beneditinos no séc. XVI.

     No séc. XVII, 1690, residia o Desembargador Pedro de Unhão Castelo Branco. No início do séc. XVIII, o Solar foi vendido a José Pires de Carvalho e Albuquerque, que estabeleceu morgado (propriedade que não pode ser vendida, é herdada pelo primogênito).

     Por volta de 1740, surgem as primeiras notí­cias sobre a construção da Capela do Solar. No mesmo século, a casa recebeu feições mais requintadas, tendo sido colocados o chafariz e os painéis de azulejo portugueses no passadiço que ainda hoje dá acesso ao pavimento nobre do Casarão. A Capela é reedificada e consagrada à Nossa Senhora da Conceição. Após esse período áureo, ao final do mesmo século, a fazenda do Unhão passa a ser conhecida como Solar do Unhão.

     No início do séc. XIX, o Solar foi arrendado, iniciando a partir daí­ um processo crescente de degradação do conjunto, com a instalação sucessiva de fábricas, incluindo uma de rapé, que funcionou até 1926. Já ao final da década de 40, produziu derivados de cacau e manufaturas diversas, sediou oficinas e foi transformado em trapiche, depósitos de combustíveis e mais tarde, durante a 2ª Guerra Mundial, em quartel para os fuzileiros navais.

     Em 1943, o Solar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo depois, no iní­cio da década de 60, adquirido e restaurado pelo Governo do Estado da Bahia, com projeto arquitetônico de Lina Bo Bardi, para instalar o Museu de Arte e Tradições Populares. A partir de 1966, passa a sediar o Museu de Arte Moderna da Bahia, que já vinha movimentando a cultura baiana desde a sua inauguração em 1960 no foyer do Teatro Castro Alves.